Funcionamento

Das 9:00h às 18:00h

Atendimento em

toda a região.

(31) 9887-73350
(31) 9877-79776
(31) 3551-1517

Lista de comparação

Saiba como funciona e quais as penas para excesso de barulho em prédios

Saiba como funciona e quais as penas para excesso de barulho em prédios

A política da boa vizinhança em condomínios depende da cooperação entre os moradores e respeito às regras. Uma das reclamações mais constantes é o excesso de barulho nos apartamentos. No entanto, em alguns casos não é apenas uma advertência dada pelo síndico que resolve a situação, e sim medidas extremas previstas em lei, como multa e até prisão.

Em algumas cidades, pode haver também uma legislação municipal que prevê multa. Além disso, os regimentos internos também trazem algumas recomendações para a política da boa vizinhança.

O advogado Thiago Vicente Sampaio da Silva explica que a Norma Brasileira (NBR) 10.151/2000, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, regulamenta que o ruído em áreas residenciais não ultrapasse os limites do barulho estabelecidos de 55 decibéis durante o dia, das 7h às 20h e 50 decibéis para o período noturno, das 20h às 7h. “Se o dia seguinte for domingo e feriado, o término do período noturno não deve ultrapassar das 21h”, comenta o especialista.

Segundo o advogado, a maioria das convenções coletivas regulamenta a limitação do barulho após as 22h, porém, isso não quer dizer que antes deste horário possa haver ruídos excessivos, uma vez que o Código Civil, caracteriza como “direito do condônimo, seja ele proprietário ou apenas possuidor, fazer cessar as interferências prejudiciais à segurança, sossego e à saúde dos que habitam, provocadas pela utilização da propriedade vizinha, independente do horário”.

Os condôminos incomodados não têm responsabilidade sobre o som alto de terceiros, mas têm o direito de fazer cessar o barulho, bem como é sugerido que procurem o síndico do condomínio para reclamar e contate as autoridades fiscalizadoras.

 

Fonte: G1

img

superadmin

Artigos relacionados

Valorize seu imóvel antes de colocá-lo para alugar

Investir em imóveis para depois colocá-los para alugar é um negócio antigo que pode ser uma...

Continue lendo
por superadmin

Aumenta o valor máximo para compra de imóvel com FGTS

Valor sobe para R$ 950 mil em SP, RJ, MG e DF. Nos outros estados, o valor vai para R$ 800 mil Na...

Continue lendo
por superadmin

Horta pode ser montada em pequenos espaços da casa

Vasos, jardineiras e garrafas servem de base para mudas e sementes. Produção de temperos e...

Continue lendo
por superadmin

Junte-se à discussão

Malcare WordPress Security